sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O Pássaro de Sariã




Na floresta de Sariã viviam animais de todos os portes e temperamentos.
Alguns ferozes, ágeis, e outros mais acomodados e dóceis. Havia também
uma grande variedade de aves e répteis.
   Conta-se que entre eles destacava-se um passarinho muito querido pelos
companheiros de floresta. Era dócil e diligente. Depois de um prolongado verão,
com tantas folhas secas cobrindo o chão, irrompeu na floresta um pavoroso e incontrolável incêndio. À medida em que o fogo invadia o seu interior, os moradores
de Sariã fugiam espavoridos. Os mais vagarosos eram alcançados pelo fogo
e acabavam fenecendo antes de sair do seu habitat. O fogo ameaçava
impiedosamente destruir as árvores seculares e os bosques tranqüilos e acolhedores.
   Vendo o que se passava, o passarinho amigo viu-se numa situação de verdadeiro desespero. Mas não perdeu muito tempo. Saiu voando em direção ao rio, onde
mergulhou para depois sair voando sobre as chamas. Com a água conservada
nas penas aspergia o fogo, na tentativa de apagá-lo. Ia ao rio e voltava
incessantemente, repetindo essa fatigante operação dezenas de vezes, sem desfalecimento. Tudo era inútil porque as labaredas, cada vez mais violentas,
tomavam proporções sempre maiores. O passarinho, entretanto, não se cansava e
nem desistia. Um chacal indolente observou, irônico:
   - Companheiro, que desmedida tolice está cometendo? Então acha você que, com
essas poucas gotinhas d'água que leva nas penas, vai conseguir apagar o volumoso incêndio que invade todo a floresta ?
   - Bem sei que a minha contribuição é insignificante e fraca diante das colunas de
fogo que aniquilam a nossa querida habitação - disse o passarinho.
   - Não posso, porém, fazer mais do que faço. Eu quisera poder me desdobrar
muito mais, contudo, não posso. Assim, dentro das minhas possibilidades
estou cumprindo o meu dever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário