sábado, 17 de agosto de 2013

A Primeira Arquitetura

Dólmen - Irlanda

Quando as geleiras derreteram, o clima se tornou mais temperado, e o período Paleolítico (que quer dizer pedra antiga) foi substituído pela era Neolítica (que quer dizer pedra nova). Os primeiros seres humanos saíram das cavernas e se tornaram fazendeiros ou criadores de gado e, com um estoque de víveres garantido, começaram a fazer a primeira “escultura” monumental.

Já em 5000 a.C., surgiu uma colossal arquitetura de enormes pedras erguidas em três formas básicas: o dólmen, que consiste em enormes pedras verticais cobertas por uma laje, parecendo uma mesa gigantesca; o menir, que é uma única pedra vertical (o maior tem 54 metros de altura e pesa 350 toneladas); e o arranjo circular das pedra, como em Stonehenge.


Menhir - Lia Fail

Stonehenge: Agrupamento de pedras na Inglaterra

Na idade Média, acreditava-se que esse misterioso arranjo de pedras era criação de uma antiga raças de gigantes ou uma feitiçaria do mago Merlin, que as teria trazido da Irlanda. Na verdade, parecia ser um calendário astronômico muito preciso.
O anel externo consiste em trilhos, em forma da letra grega Pi (II), como gigantescos portais de granito.

Segue-se um anel de pedras verticais menores, como lápides de cemitério e um anel interno, em forma de ferradura, de trilhos cuidadosamente lascados, de cerca de quatro metros de comprimento. Isolada desses círculos concêntricos, há uma pedra marcando onde o sol se levanta no solstício de verão.











                                                                                

                                                                                                       Stonehenge - Inglaterra

Stonehenge, monumento megalítico da Idade do Bronze, localiza-se na planície de Salisbury, próximo a Amesbury, no condado de Wiltshire, no Sul da Inglaterra.

Fonte bibliográfica:
Arte Comentada - da Pré-História ao Pós-Moderno
Carol Strickland, Ph.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário