domingo, 18 de agosto de 2013

Locais Druídicos

O Bosque Sagrado

Avançar nos caminhos da espiritualidade é ir ao encontro dos "Espíritos Puros". Embora a expressão "ir ao encontro" não seja exata, pois na realidade, o Espírito Divino está presente em tudo e irradia sob todas as coisas, mas a empregamos para indicar o movimento interior, a ação individual daquele que busca e deseja encontrar o Divino.

Para os druidas há um mundo profano e um mundo divino, que caminham juntos e não separados. Mas o que realmente importa aos druidas é saber onde se encontra o ponto de contato entre estes dois mundos. É saber por qual sinal pode-se observar a passagem entre o divino e o mundo aqui em baixo.

As iniciações druídicas são ligações entre o Mundo Celeste, o Cosmos e o Mundo Material, por assim dizer. O Reino Invisível não está fechado aos humanos, mas por outro lado, devemos encontrar a chave a seguir, além de sermos capazes de abrir o Portal. Uma iniciação realizada torna-se um ponto de partida para um caminho mais luminoso, mais puro, mais perto do mundo divino, pois o iniciado é a infinitude. Voltar-se para a luz é tornar-se o caminho da Luz Divina.

"Os druidas pensam que tudo o que nasce sobre um carvalho é enviado do céu, sendo um sinal de escolha da árvore pelos Deuses em pessoa." Escreveu Plínio, o Antigo: "O visco é raro de se encontrar e, quando se acha, colhe-o numa grande cerimônia".

Árvore do Mundo

Assim, por exemplo, como o visco sagrado, aquele que cresce sobre um carvalho, assinala uma referida passagem. Em verdade, o visco não é mais sagrado do que si próprio, o carvalho e o portal, não é mais sagrado que ele mesmo.

Somos nós, pelos nossos pensamentos, conduta e postura perante a vida, ações e idéias que tornamos este processo sagrado. E, mais ainda, pois sabemos que é o lugar, de características especiais, que torna tudo muito mais sagrado. Os montes, as rochas, os lagos, as fontes e os rios, também são lugares sagrados. Eles não são apenas sagrados em si mesmos, mas o são porque tornaram-se testemunhos de uma passagem entre dois mundos: o mundo profano e o mundo divino.

Em determinados lugares do solo existem profundas falhas geográficas e geológicas, chamadas de correntes telúricas, que irradiam forças formidáveis de energia e que entram em contato com as forças cósmicas. Uma vez que estabeleçamos um estado de harmonia com elas, cria-se um estado de equilíbrio em nosso interior. Esta troca é eficaz para aqueles que ali estiverem presentes e para que as celebrações sejam comemoradas.

O espírito druídico tem por tarefa mostrar o caminho da evolução e, por conseguinte, o da iniciação a todos aqueles que o deseja no mais fundo de seus corações. Entretanto, nenhum ritual ou iniciação pode ser dado a um ser humano se este não estiver em harmonia e desprovido de egoísmo. Receber uma iniciação é ser levado para um nível de vida mais elevado, mais intenso.

A preparação é pessoal e individual, e ninguém pode fazê-lo pelo outro. Mas, a ajuda e os conselhos daqueles que nos antecederam, em muito nós auxiliará nesta nobre missão. Se bem que os ensinamentos dos homens do carvalho, dos sacerdotes da natureza, são basicamente orais, eles não proíbem, entretanto, a perpetuação sob uma forma material. Por exemplo, deixaram implantados no solo gigantescos blocos de granito, as construções megalíticas, utilizados como captores de correntes na malha das ondas telúricas, que sulcam o planeta, tal como um sistema nervoso.


Cromlech - Círculo de Pedras

Os druidas oficiavam seus cultos no Nemeton, que em gaulês significa lugar sagrado. O nome em irlandês "Nemed" corresponde ao gaulês para santuário ou sagrado. O Nemeton na floresta era o santuário dos druidas - O Bosque Sagrado - e os círculos de pedras eram conhecidos como Cromlech.

Toda floresta é um princípio sagrado, pois como o bosque é o suporte indispensável ao "conhecimento" do sagrado e do divino, existindo, portanto, um liame muito sutil entre a árvore e o conhecimento. O Nemeton também pode não ser uma floresta.

Árvores isoladas, matas e bosques eram sagrados para os celtas e a árvore em si, digna de culto. A iconografia romana enfatiza a importância das árvores na expressão de culto, sendo os santuários, em altares ao ar livre, decorados com o símbolo da árvore do mundo.

"Embora no Brasil os casos de construções megalíticas sejam raros, acentuamos que as correntes telúricas estão por toda parte. Infelizmente, não temos mais a flexibilidade de antigamente, quanto a terras disponíveis, para se achar os pontos de maior ou menor intensidade telúrica."

Porém obtivemos o conhecimento ao estudarmos os lugares iniciáticos europeus, um legado que nos foi deixado. E pudemos estabelecer que as vilas druídicas eram lugares onde perpetuamos a sapiência tirada de uma tradição milenar, colocando em prática uma fraternidade espiritual. Uma vila druídica é o local onde há uma casa de preces, de trabalho e de repouso.

Bosque Sagrado



"Como a árvore do mundo, o eixo central da vida, que das profundezas às alturas conecta a terra aos céus e nos une neste bosque sagrado, onde todos os tempos e lugares se encontram!"

Fonte bibliográfica:
The World of The Druids - Miranda J. Green
Ed. Thames Hudson 1997

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